Descrição:
O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas foi instalado em 1979 no antigo prédio do Desinfectório Central, construído em 1893, no local da antiga sede da chácara Bom Retiro. Tombado em 1984 pelo Condephaat, é considerado um patrimônio arquitetônico de relevância histórica para o Estado de São Paulo.
Desde sua criação, tem se consagrado como depositário de um dos mais importantes acervos documentais da saúde do Brasil, composto por documentos textuais, iconográficos, sonoros, audiovisuais e objetos, e representados por séries históricas de documentos da Secretaria de Estado da Saúde, fundos institucionais e pessoais, públicos e privados, referentes à saúde, desde o final do século XIX até a atualidade. Mantém uma área de exposição com temas relacionados à história da saúde, concebida a partir de seu acervo, cuja visitação a grupos de interesse é feita mediante agendamento.
Em 2010, o Museu foi transferido para o Instituto Butantan, integrando a estrutura do Centro de Desenvolvimento Cultural. |