Descrição:
O Parque da Água Branca, como é conhecido, foi criado em 2 de junho de 1929 pelo então secretário de Agricultura, Fernando Costa e até hoje é administrado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Mas seu processo de formação começou bem antes. Em meados de 1904, o então prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado idealizou a Escola Prática de Pomologia e Horticultura para que as pessoas pudessem se dedicar à atividade agrícola de forma profissional, ajudando a elevar a qualidade dos produtos, difundindo o cultivo, aumentando a produção e barateando os preços.
A área atual é de quase 137 mil metros quadrados, pouco mais de 79 mil de área verde, 27 mil edificada e 30 mil de área pavimentada (ruas, alamedas e pátios). Os prédios em estilo normando, projetados por Mário Whately, e os vitrais do portal de entrada, em estilo
art déco, desenhados por Antonio Gomide e datados de 1935, são atrativos à parte. Não se trata de uma reserva de mata nativa, mas um parque totalmente implantado, desde a construção até a vegetação. O número aproximado de espécies arbóreas adultas é de três mil. Há ainda diversas espécies utilizadas para fins paisagísticos e de alimentação para animais. Hoje, o Parque recebe um público composto não apenas por moradores do entorno, como também de diversas regiões, que ali praticam atividades físicas, participam de cursos e se deliciam com a paisagem e o caráter rural que inspira a área.
Funcionamento:
Segunda a segunda: das 6 às 22 horas
Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas |