Descrição:
Atualmente, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos é responsável por uma das áreas de infraestrutura do governo do Estado: o transporte urbano metropolitano de passageiros nas três regiões metropolitanas paulistas - de São Paulo (RMSP), da Baixada Santista (RMBS) e de Campinas (RMC) - as duas últimas incorporadas como área de atuação por ocasião de sua criação, respectivamente em 1996 e 2000.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos conta, na administração centralizada, com três coordenadorias técnicas, além do staff direto do secretário:
# A Coordenadoria de Planejamento e Gestão - CPG, responsável pelo planejamento integrado de transportes para as regiões metropolitanas e projetos derivados.
# A Coordenadoria de Relações Institucionais - CRI, responsável por estudos técnicos, projetos de pesquisa e organização de informações sobre os transportes metropolitanos e articulação com entidades públicas e privadas relacionadas a transporte.
# A Coordenadoria de Transporte Coletivo - CTC, responsável pelo estabelecimento de políticas para o transporte metropolitano de passageiros. |